Afinal de contas, coloco ou não coloco foto no currículo?

É muito comum o recrutador receber currículos com foto, as vezes é até requisito em algumas divulgações de vaga. Principalmente nas vagas de emprego para a área do comércio, como vendas, caixa ou recepção. Aquelas vagas que tem como principal objetivo o atendimento ao cliente.
O maior erro do candidato está na hora da escolha da foto, sempre surge dúvidas se a foto deve ser estilo 3×4, se deve ser sorrindo ou se deve ser tirada em um fundo branco.
Muitos candidatos costumam colocar fotos comuns, no sofá de casa, de boné. Outros costumam colocar fotos estilo selfies, na frente do espelho, com roupas inapropriadas e até sensuais. Recentemente eu recebi um currículo onde o candidato havia inserido uma foto na frente do espelho, o celular cobria parte do seu rosto, outra candidata inseriu uma foto bem sensual, onde visivelmente aparecia as aréolas dos seus seios, e para finalizar, recebi um currículo onde a candidata estava fazendo o símbolo de campanha do atual presidente.
Por isso, sempre indico para os candidatos colocarem fotos no currículo somente quando for solicitado na divulgação da vaga. Até porque a foto pode tirar o foco do recrutador, das informações mais importantes do documento, que são suas experiências e formação profissional. Afinal, a sua imagem pode gerar curiosidade, identificação, ou até mesmo criar rótulos. E não é esse o objetivo.
Então, antes de inserir uma foto no currículo faça as seguintes perguntas. Foi solicitado na divulgação da vaga enviar o currículo com foto? Se eu inserir essa foto qual o tipo de imagem eu vou passar para o recrutador?
E para sanar de uma vez essa dúvida, a orientação que eu forneço para os candidatos é que se for necessário inserir fotos, que sejam fotos “estilo Work”, ou seja, para o trabalho. Camisas de botão ou estilo Polo são as mais recomendadas. Maquiagem em tons pasteis e acessório discreto é a melhor opção para as mulheres. Para os homens, uma barba bem feita e cabelos arrumados também são bem vistos. Escolha um local com boa iluminação, e não é necessário que a foto seja apenas em um fundo branco, mas observe o que vai aparecer como paisagem. Evite usar filtros, ao invés disso, utilize uma câmera com boa qualidade. Observe o tamanho da foto a ser inserida no currículo, se estiver muito grande, recorte-a.
Dito isto, espero poder ter sanado as dúvidas dos candidatos com relação a foto no currículo.

Paula Martins
CEO da RH Paula Martins
Consultoria em Recursos Humanos

Rolar para cima