O novo Cine Carmen Miranda apresenta a partir desta quinta-feira (4) uma programação gratuita com filmes e gêneros para todos os gostos. Já na abertura da programação, o destaque vai para o ator e diretor amazonense Adanilo Reis que terá cinco de seus curta-metragens exibidos.
O Cine Carmen Miranda é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com execução do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), em parceria com a Alliance Française Manaus e o Centro Cultural Hiléia Amazônica.
O espaço cultural, localizado na rua do Congresso, na praça de mesmo nome, homenageia os antigos cinemas de rua de Manaus, em especial o Carmen Miranda, fundado na década de 1980 pelo radialista, historiador, colecionador e ex-secretário de cultura do Amazonas, Joaquim Marinho, falecido em junho de 2019, aos 76 anos.
Leia também : Dia do Cinema: Mostra Cine.Com apresenta filmes amazonenses para crianças e adolescente do bairro Nova Cidade
Selo amazonense e musicais franceses
A programação do Cine Carmen Miranda inicia na quinta-feira, às 18h com a exibição de “Aquela estrada”, “O tempo passa’” e “A menina do guarda-chuva”, curta-metragens que têm Adanilo Reis como ator. A sessão ainda exibe o Adanilo diretor com os filmes “521 Anos – Siia Ara” e “Castanho”.
A mini-mostra dos filmes de Adanilo inaugura o selo “A Tela é do Amazonas”, que tem sessões dedicadas aos filmes amazonenses.
Na sexta-feira (5), às 17h e 19h, o espaço cultural, em parceria com a Aliança Francesa Manaus, exibe “Burning Casablanca” e “Gostos e Cores”, dois longas franceses, que compõem o ciclo ‘A música e o Cinema’.
Centenário de Marlon Brando
Sabado (6) é o dia do Cine Carmen Miranda homenagear o ator estadunidense Marlon Brando em duas sessões que comemoram os 100 anos do artista falecido em 20004. Os filmes escolhidos para relembrar Brando foram “Viva Zapata” e “Sindicato dos Ladrões”, às 17h e 19h, respectivamente.
O Cine Carmen Miranda
Com as atividades iniciadas em 27 de junho, o novo Cine Carmen Miranda tem a capacidade para até 50 espectadores.
Nos intervalos dos filmes, o público ainda pode escolher itens da CDteca para ouvir enquanto espera o próximo filme. Já nos fins das sessões, o espaço cultural abre os serviços da lanchonete para atender ao público cinéfilo.
O novo Cine Carmen Miranda fica na Rua do Congresso, 10, na Praça do Congresso, Centro de Manaus.
Prestigie a cultura amazonense
*edição de Artur Mamede com informações da SEC