Defensoria mobiliza voluntários para retirar resíduos sólidos de igarapés de Manaus

Primeira ação “Consumidor Consciente” vai ser realizada no próximo sábado (11), a partir das 8h, na rotatória da alameda Alphaville, no Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus.

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio dos núcleos de Defesa do Consumidor e Saúde (Nudecon e Nudesa), vai promover, no próximo sábado (11), a primeira mobilização do projeto “Consumidor Consciente”, a fim de retirar resíduos sólidos das margens do igarapé do Mindu, no Novo Aleixo, na Zona Norte de Manaus. A concentração será realizada na rotatória da alameda Alphaville, próximo à feira do Novo Aleixo, a partir das 8h.

De acordo com o defensor público Christiano Pinheiro, um dos responsáveis pela iniciativa, a ideia é promover a educação ambiental, incentivando o consumo consciente de produtos, sem degradar o meio ambiente. A seca extrema evidenciou o acúmulo de lixo nas margens dos cursos d’água que recortam a capital.

“Boa parte desses materiais poluidores vêm do consumo e é importante que toda a sociedade adote medidas para mitigar os efeitos do descarte incorreto desses resíduos. Por isso, estamos encabeçando essa mobilização para despertar a consciência do consumidor em relação as práticas amistosas na fase do pós-consumo, e dando a nossa contribuição para o meio ambiente”, explicou ele.

No dia da ação, qualquer pessoa poderá se voluntariar e participar. Basta os voluntários comparecerem no local usando sapatos fechados e bonés. Levar garrafa com água potável também é indispensável.

A expectativa, conforme os coordenadores do projeto, é que a ação aconteça uma vez ao mês. Empresas e instituições interessadas podem contribuir, doando materiais para o acondicionamento do material recolhido e/ou no transporte para o aterro sanitário ou para associações de reciclagem.

“O nosso objetivo é minimizar a poluição nos nossos igarapés e despertar um novo comportamento ambiental, não só preocupado com o presente, mas também com a qualidade do ambiente que queremos deixar para as gerações futuras”, destacou o defensor Eduardo Dias, que também coordena o projeto.

Sobre a Defensoria

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.

Atualmente, além da capital, a DPE-AM alcança 58 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba) e cinco unidades descentralizadas (Apuí, Pauini, Benjamin Constant, Uarini e Barreirinha).

CANAL EXCLUSIVO PARA A IMPRENSA

Para entrar, basta acessar o link https://chat.whatsapp.com/F39Xrs2JRiJKXytK8hJw9m

Faça parte da comunidade DPE Notícias, pelo WhatsApp, o novo canal exclusivo para jornalistas criado pela Defensoria Pública do Amazonas para a distribuição de releases, fotos, vídeos e outros conteúdos para a imprensa.

Texto: Kelly Melo

Rolar para cima