Jean Batista da Cunha lança “Auto do Carão”

“Auto do Carão” (Editora Appris, 2024) a ser lançado no próximo dia 28 (quarta-feira) no Centro Cultural Povos da Amazônia, traz por meio da escrita de Jean Batista Cunha um apanhado de relatos sobre uma das maiores manifestações culturais amazonenses, a ciranda.

Com o subtítulo “Folguedo das Cirandas Amazônicas”, a obra, que foi a dissertação do autor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), relata a vida de alguns habitantes do distrito de Nogueira, em Tefé (distante 525 quilômetros de Manaus), fiéis guardiães da tradicional ciranda amazônica.

A obra

“Auto do Carão” busca as origens europeias da encenação folclórica dos personagens sêo Manelinho, sêo Honorato, Constância e o próprio Carão, o pássaro preto que assombra as apresentações.

A obra ainda explora o passar da tradição cirandeira às novas gerações, a chegada da modernidade nos autos e a construção da identidade e sua valorização que gerou um dos maiores festivais folclóricos do Norte do Brasil, o Festival de Cirandas de Manacapuru, cidade à 103 quilômetros da capital amazonense.

SERVIÇO

O que: Lançamento de “Auto do Carão – Folguedo das Cirandas Amazônicas” de Jean Batista da Cunha

Quando: 28 de agosto (quarta-feira), a partir das 10h

Onde: Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Av. Silves, 2220 – Distrito industrial I)

O lançamento tem apoio de Ciranda Viva Produções e Eventos, Editora Appris, Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) e Governo do Estado do Amazonas.

Rolar para cima