Livoltek, empresa chinesa do setor de energia solar, anunciou reunião na quinta-feira (4), a inauguração de uma unidade no Polo Industrial de Manaus (PIM). A notícia foi dada por representantes da empresa em reunião na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
A unidade Manaus da Livoltek será inaugurada no próximo dia 24. A produção inicial será focada em inversores string – que convertem corrente contínua para corrente alternada, e híbridos. A empresa também tem a expectativa de oferecer produtos fabricados no Brasil ao mesmo custo dos importados.
Leia também: RH Paula Martins está com vagas em aberto para comércio e serviços
Investindo R$ 70 milhões no PIM
A planta de Manaus da Livoltek tem um investimento de R$ 70 milhões. A unidade terá uma área de 18 mil metros quadrados e criará mais de 600 empregos.
Os executivos anunciaram que a Livoltek também começará a fabricar baterias de lítio e carregadores elétricos na planta de Manaus até o final do ano. “A empresa espera estar entre as dez maiores marcas do mercado fotovoltaico brasileiro até o final de 2025”, afirmou Mateus Gomes, diretor executivo da empresa.
Energia limpa
O superintendente da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, recebeu com entusiasmo o anúncio da chegada da fábrica ao PIM. “Ela vai ao encontro da nova política industrial brasileira de fomento à energia limpa e novos produtos voltados para essa economia”, disse.
*edição de Artur Mamede com informações da Suframa
.